domingo, 22 de agosto de 2010

Por trás das histórias...



Hoje existe uma quantidade enorme de histórias, em diferentes estilos, como: livros, revistas, gibis, jornais, séries de tv, filmes, novelas, peças de teatro, músicas, poemas. Histórias que nos entretem dia a dia, que nos permite sair da nossa realidade e instiga nossa imaginação, permitindo assim vivenciá-las em sonhos, seja dormindo ou acordado.

Estão constantemente no nósso cotidiano, estão constantemente em nossos pensamentos - mesmo que não percebamos -, quando você faz planos para o futuro, estará criando uma história que só dependerá de você para se concretizar; quando você pensa no passado, está lembrando de fatos que, consequentemente, fazem parte de SUA história.

E o que elas têm de tão importante? Vejamos: conforme você experiência coisas novas, você aprende algo, certo? Principalmente se tal experiência te fez sofrer. Um exemplo: até chegar o dia que você levou choque na tomada, você certamente duvidava se era perigoso ou não botar o dedo nela e com a experiência você confirmou que sim, é perigoso(parece até um fundamento científico). Caso ainda não tenha sido claro, você provavelmente já deve ter feito algo errado quando criança e que recebeu uma punição(um castigo ou uma surra) e que fez você parar de fazer isso ou - ao menos - te convenceu que era errado(daí, cabe a você fazê-lo novamente ou não, já que algumas pessoas gostam de fazer o que é errado ou proibído). Então a experiência tem seu valor nisso, na capacidade de nos ensinar algo em nossa vida; e, experiências que você vivenciou, fazem parte da sua história. Podemos concluir então que, nossa história ensina-nos algo, que a HISTÓRIA ensina algo, e é ai que está o X da questão. Todas essas histórias, fictícias ou não, são capazes de mostrar algo que nos faça refletir, por mais direta ou indireta que sejam, todas elas possuí uma cena ou fala que nos agrege valores, que nos ensine ou traga nosso passado à tona e combinando as duas, você tira uma conclusão, uma lição.

Mas, quem disse que as pessoas veem isto? Elas bloqueiam, não permitem extrair da história outra coisa, a não ser, a história em si. Por serem fictícias, não são levadas a sério, também não deveriam, mas, ignorar tudo nela, simplesmente por isso, é limitar-se ao seu egoísmo. Por quê egoísmo? porque só vão aprender algo quando vivenciarem, porque enquanto não acontecer nada com ela que as leve a esta compreensão, é como  se não existisse ou não tivessem que se importar, e isso está relacionado também a questão da experiência.

Histórias que nos permitem aprender, sem que seja necessário vivenciar, apenas refletindo sobre o que ela demonstra; é isso o que elas têm a nos dar de melhor, o sentido no qual menos relevância tem para as pessoas, que procuram apenas abastecer-se de fantasias e palavras para preencherem o "vazio" dos dias ou que leem/assistem/ouvem por obrigação ou necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...